Social Media Marketing: Google+

23

Social Media Marketing: Google+

A nossa análise de Social Media Marketing continua, desta vez olhando para uma das redes mais negligenciadas: a rede social da gigante da Internet, Google. Sabe qual é o valor que o Google+ poderá ter para a sua empresa?

Em geral, apesar de ser um produto da multinacional Google, o Google+ não alcançou a dimensão de outras redes sociais. Recentemente, tem vindo até a perder um grande número de funcionalidades que se têm tornado independentes, como o YouTube e a plataforma de chat Hangouts. No entanto, apesar de não ter o maior nível de atividade ou relevância em termos de rede social, ainda mantém vantagens que deverão ser consideradas antes de descartar esta opção.

Essencialmente, o Google+ tem valor devido à Google. Criar uma página de Google+ para a sua empresa aumenta o seu ranking nas pesquisas do Google, servindo de ferramenta extremamente útil para SEO. Maior interatividade e receção de conteúdos no Google+ implica uma melhor posição no motor de busca, não só para a própria página de Google+, como também para qualquer site que lhe esteja associado. Por outro lado, tem também a vantagem de, se alguém pesquisar a sua empresa, os dados e conteúdos colocados no Google+ , como o logotipo e a morada da empresa, serão apresentados no lado direito do Google.

No entanto, a baixa popularidade do Google+ limita o alcance possível desta rede social, e consequentemente as suas vantagens. Enquanto as outras redes anteriormente discutidas (Facebook, Twitter, LinkedIn) permitem a uma empresa reunir um largo número de seguidores, alcançar maior número de clientes e, através de campanhas de Marketing Digital, promover a sua empresa e aumentar as vendas, o Google+ é uma rede mais escassa, inibindo a propagação de novidades e atenções para as empresas.

Assim sendo, o Google+ não é recomendável como plataforma principal, na medida em que a sua prestação como rede social é extremamente limitada pelo seu número de utilizadores. No entanto, ao nível de SEO orgânico, apresenta vantagens pela sua ligação à Google que não podem ser encontradas noutras redes. Desse modo, poderá ser vantajoso estabelecer um perfil de Google+ com ligação ao Google My Business de modo a melhorar a presença online da sua empresa, mas o Google+ individualmente não poderá satisfazer todas as suas necessidades de social media marketing.


<< Voltar

Deixe um comentário