Social Media Marketing: Twitter

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Social Media Marketing: Twitter

Continuamos a nossa análise das redes sociais mais indicadas para cada tipo de negócio com um olhar sobre uma das redes mais populares da Internet. Fique a saber se o Twitter é a rede social mais indicada para si.

Consulte também a nossa análise ao Facebook e a nossa análise ao LinkedIn.

O Twitter é classificado de plataforma de “micro-blogging” devido à sua caraterística principal: a limitação de mensagens (“tweets”) em 140 carateres. Embora esta caraterística possa aparentar ser excessivamente restritivo, a verdade é que traz uma dinâmica distinta ao Twitter que poderá ser conveniente para o seu negócio.

Enquanto que o Facebook é tipicamente utilizado para manter contato pessoal com familiares e amigos, o Twitter é orientado para a comunicação, o que inclui comunidades e entidades empresariais. Esta caraterística significa que é possível estabelecer comunicação direta com os clientes, o que pode ser extremamente vantajoso na medida em que cria uma imagem mais pessoal para a empresa. Desta forma, o Twitter acaba por ter três possíveis vertentes: uma enquanto canal de notícias e novidades, enviadas no momento para informar os seguidores, outra enquanto canal de atendimento aos clientes, devido à sua acessibilidade, e finalmente, enquanto interação com outras empresas e marcas para construir engagement.

A limitação de carateres tem tanto vantagens como desvantagens. Por um lado, como as mensagens têm necessariamente de ser curtas, é um canal de comunicação onde é possível investir pouco tempo e ainda assim criar engagement através de mensagens curtas mas eficazes. Por outro lado, é necessário que essas mensagens sejam condensadas ao máximo para serem possíveis de incluir nesse limite, o que pode trazer dificuldades em transmitir a mensagem no seu todo e compreensivelmente.

É importante também compreender a importância das hashtags, isto é, tags indicadas pela utilização do símbolo # (p. ex., #socialmedia). Embora todas as redes sociais atualmente sejam compatíveis com hashtags, estas têm origem no Twitter e assumem especial importância de modo a distinguir tópicos e comunicar com outras contas. Em geral, é recomendável que todas as marcas que operam no Twitter assumam uma hashtag única que represente a sua mensagem e que permita à conta da empresa seguir conversas à sua volta.

O Twitter é especialmente recomendável a empresas cujo posicionamento seja direcionado para envolvimento com os clientes, ou que queira manter uma presença ativa online através de interação direta com o público. No entanto, as vantagens do Twitter são extensíveis a qualquer empresa, podendo servir como uma mais-valia para a comunicação da empresa, enquanto plataforma de divulgação e de notícias.


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