Qual a diferença entre Pay-per-sale e Pay-per-lead?

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Qual a diferença entre Pay-per-sale e Pay-per-lead?

Existem actualmente vários tipos de campanhas de marketing online direccionados para apoiar as empresas nas promoções e vendas online dos seus produtos ou serviços. De entre as vários campanhas de captação de clientes, existem os pay-per-sale e pay-per-lead. Que modelo de captação de clientes e geração de vendas online pode ser o mais indicado para cada modelo de negócio?

Pay-per-sale ou PPS (também referenciado de cost-per-sale ou CPS) consiste num sistema de pagamento consoante as vendas geradas resultantes da publicidade online feita pelo anunciante. Por exemplo, se um consumidor, ao clicar no link de num anúncio efectuar uma compra, o anunciante é identificado através de scripts e recebe uma comissão pré-acordada entre vendedor e anunciante.

Pay-per-lead ou PPL (também referenciado por cost-per-action ou CPA) consiste num modelo em que o anunciante recebe por cada acção efetuada, como por exemplo, subscrição de newletters, pedido de contacto, subscrição nas redes sociais, download de catálogos ou eBooks, entre outros. Tal como em Pay-per-sales, existe uma comissão pré-acordada entre anunciante e a empresa, mas neste caso, por acção gerada após o consumidor clicar no link do anunciante. Trata-se de um ótimo método online de promoção de marketing, capaz de proporcionar altas taxas de conversão de vendas.


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